Metade do 13º Salário

INSS: 13º até 05 de setembro-08

Mais de 22 milhões de segurados no País vão receber metade do abono até o dia 5 de setembro.

Rio – Ministro da Previdência, José Pimentel fará amanhã anúncio em cadeia nacional de rádio e TV sobre o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. O dinheiro será depositado com os benefícios de agosto, de segunda-feira até o dia 5 de setembro.

Aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo serão os primeiros a receber.

Aqueles que recebem acima do salário mínimo ou ganham o piso, vão sacar a partir de 1º de setembro.

O Ministério da Previdência alerta que os pensionistas ou aposentados que tiveram o benefício concedido este ano, depois de janeiro, vão ganhar o valor proporcional aos meses de vigência.

O mesmo deve acontecer com os segurados titulares de auxílio-doença. “Como o benefício é temporário, a antecipação é proporcional ao período em que o auxílio-doença está sendo pago este ano. No mês de dezembro, caso ainda esteja afastado do trabalho, o segurado receberá a outra metade”, informa o Dr.Altamir Nery. Se esse trabalhador tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e será acrescido ao último pagamento.

O dinheiro antecipado não vem com o desconto do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que só será aplicado em dezembro, no pagamento da segunda parcela do 13º salário.